Acontece na Villa

02/08/2017

Centro de Estudos da Villa Criar realiza curso sobre Modalidades Didáticas



Acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de agosto o Curso de Extensão Modalidades Didáticas: caminhos para ensinar e aprender, com carga horária de 9 horas.
Realizado pelo Centro de Estudos da Escola Villa Criar, o evento contará com a presença de Zélia Cavalcanti, Sócia fundadora da ESCOLA DA VILA - SP. 
Confira abaixo mais informações e inscreva-se.


Sinopse
Para ensinar, um professor precisa escolher um modo de gerenciar diferentes elementos que compõem e estruturam seu trabalho em sala de aula: os conteúdos, o tempo, o espaço, os materiais e as relações.
 
O processo de organização desses elementos está diretamente relacionado aos princípios da concepção de ensino/aprendizagem a partir da qual seu trabalho se desenvolve.
 
Como cada concepção de ensino/aprendizagem sugere formas de ajudar os alunos a aprender o que é preciso nos anos escolares, ao trabalhar, tendo uma dada concepção como referência, é importante que o professor conheça e aprenda as modalidades didáticas que podem ser mais ou menos adequadas à sua perspectiva pedagógica.
Esse curso aborda diferentes modalidades didáticas adequadas ao ensino numa perspectiva construtivista, relacionando suas características aos princípios dessa concepção.
 
Objetivo:
Promover uma reflexão sobre as relações entre diferentes formas de organizar a atividade de ensino (as modalidades didáticas) e os princípios de trabalho numa perspectiva construtivista de ensino e aprendizagem.

A quem se destina:
Público-alvo: profissionais de Ed. Infantil e Ens. Fund. 1

Metodologia:
Serão apresentadas diferentes modalidades didáticas, isto é, situações de trabalho que contribuem para a organização da rotina escolar, analisando e relacionando suas características a princípios da concepção construtivista de ensino e aprendizagem. Se alternarão momentos expositivos e propostas de atividade para os inscritos.

Programa:
1- Os âmbitos de gestão do tempo escolar, a organização da rotina e a administração do tempo didático.
2- Modalidades didáticas  e princípios da concepção construtivista
·         tipos de atividade: pontual, frequente e permanente;
·         sequência de atividades e  sequência didática;
·         projeto de trabalho e projeto didático.

Formadora:
Zélia Cavalcanti
Sócia fundadora da ESCOLA DA VILA (1980) e coautora do Projeto Pedagógico e de formação pedagógica continuada que marcou durante as 3 últimas décadas o universo da educação escolar no Brasil. Desempenhou, entre 1980 e 2015, as funções de professora, orientadora e coordenadora. No Centro de Formação da Escola da Vila, que coordenou entre 2004 e 2015, realizou a partir de 1987, cursos, palestras e programas de formação pedagógica; nos últimos anos envolvendo também a modalidade de formação a distância.
O forte vínculo com os grandes desafios e as evidentes necessidades relacionadas à educação de crianças e jovens e a formação de professores no Brasil, e a certeza de que as soluções não podiam ser buscadas apenas no universo escolar (público ou privado), determinou que não limitasse sua atuação como educadora à gestão pedagógica da Escola da Vila e de seu Centro de Formação. Dedicou-se a outros projetos sempre com foco na promoção da qualidade educativa oferecida às crianças e jovens, dentro e fora do ambiente escolar, e da melhoria dos programas de formação de professores para a educação básica. 

 
Dia 25.08  - Unime Paralela 
Dia 26.08 - Escola Villa Criar 

Investimento:
Profissionais R$180,00
Estudantes: R$160,00

Pré-inscrição através do formulário a seguir.

Formas de Pagamento: Depósito em conta ou Cheque (pgto na Villa Criar).

Somente após confimação de pagamento através do email financeiro@escolavillacriar.com.br a inscrição estará efetivada.




Outras Notícias

24/04/2017

Feira Literária da Villa

+ Saiba Mais

24/04/2017

Passeio Cultural: Projeto TAMAR

+ Saiba Mais

20/04/2017

Passeio Cultural: Palacetes das Artes

+ Saiba Mais

17/04/2017

Grupo 3 visita a Aldeia Kariri Xocó

+ Saiba Mais